segunda-feira, 17 de março de 2008

Tecnologia na escola

Eu tinha escrito este texto há algum tempo e deixei salvo no meu computador. Com o tempo esqueci de postar e hoje remexendo meus arquivos reencontrei esse texto e decidi postá-lo. Na verdade, o que narro aqui aconteceu no mês de outubro de 2007. Recentemente inauguramos o laboratório de Informática da escola onde trabalho. Vários professores utilizam este espaço para realizar atividades com os alunos, principalmente os professores de séries iniciais. Os próprios alunos é que auxiliam nas atividades realizadas no Labin, atuam como monitores no turno inverso ao da aula. Eu já estava pensando em alguma coisa interessante pra realizar com os alunos no Laboratório, mas em certo dia eu realmente me obriguei a realizar uma atividade a distância, pois me ausentei da escola durante uma semana pra participar de um curso em POA. Então, aproveitei a situação e preparei uma atividade a distância. Eu não podia inventar nada muito complicado, pois muitos alunos ainda não tinham nem e-mail. Decidi então criar um wiki para publicar a atividade. Propus que os alunos lessem os textos (linkados na página) e elaborei algumas questões norteadoras para orientá-los na produção de um texto a partir da leitura. Embora a conexão no Labin não seja muito boa e caia com freqüência, o trabalho deu certo. Os alunos adoraram a atividade, se sentiram mais autônomos, mais livres. A maioria dos alunos não concluiu a atividade em aula, então os que tinham internet em casa, anotaram o endereço e concluíram o trabalho em outro momento. Já os que não têm acesso a internet, sugeri que viessem ao Labin no turno inverno. Alguns vieram, outros (que trabalham) preferiram tirar xerox dos textos e das questões e fazer em casa. A atividade deu tão certo que se espalhou pela escola e vários professores me procuraram pra saber sobre a atividade. Então, por sugestão dos meus colegas, marcamos uma noite na escola pra eu mostrar a eles um pouco das ferramentas que eu conhecia e que poderiam auxiliar no trabalho com os alunos. Nesta noite criamos um wiki e exploramos os recursos dessa ferramenta. Os professores adoraram. Mostrei a eles como inserir imagens e gifs animados, editar textos, fazer links, criar tabelas, etc. A noite foi bastante produtiva, todos estavam muito animados com as novas aprendizagens. Combinamos de nos encontrar novamente pra criar um blog. Até o momento não conseguimos fazer isso ainda. Combinamos também que eu mandaria um convite para criar uma conta no gmail, fiz isso e todas aceitaram.

Nenhum comentário: